terça-feira, 25 junho 2024

Economia

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2020 tem sido um ano difícil. Talvez isso seja um consenso mundial. Todos conhecemos pelo menos uma pessoa que perdeu um emprego, ou ficou com os estudos paralisados, ou mesmo foi vítima desta pandemia em algum grau. Tenho muita empatia por essas pessoas, até por ser uma delas, mas prefiro ver esse ano como um ano de forte aprendizado, principalmente em um campo: o papel e as ferramentas que o mundo digital nos propicia. E, para exemplificar isso, gostaria de falar um pouco sobre a Black Friday no Brasil e no mundo.

As substâncias mais viciantes para o cérebro, como a Heroína, a Cocaína e até mesmo o álcool, têm um histórico de acabar com vidas e gerar violência. Para os fãs do programa do Datena e do Cidade Alerta, esse assunto é mais do que batido, mas um ponto aqui é que acabam extrapolando o que acontece com essas drogas para qualquer coisa que tenha capacidade de causar algum tipo de vício. Doces, músicas e amor, como na música de Manu Gavassi, também podem, em níveis extremos, gerar o mesmo problema, mas, no caso de um mundo que cada vez mais exige o digital, estamos falando dos games.

Crowdfunding é, literalmente, “financiamento de multidão”, ou financiamento coletivo, colaborativo, participativo. Seja qual for a tradução ideal que se dê ao termo, ele é muito conhecido por caracterizar as famosas “vaquinhas” ou rifas online, visando levantar dinheiro para alguma causa e/ou projeto social a partir de pequenas doações individuais de um grupo de pessoas. Esse formato, porém, não caracteriza mercado financeiro, uma vez que os contribuintes disponibilizam recursos sem interesse em retorno monetário.

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