Discutir direitos humanos nas produções cinematográficas tem se tornado comum e mais acessível na atualidade. Seja em formato de ficção ou documentário, é de extrema importância, tendo em vista a necessidade de levar fatos sociais e científicos ao público, a fim de despertar reflexões, assim como também construir diferentes opiniões acerca do tema.
Sabendo da importância do contato das pessoas com esse tema, trazemos aqui um filme sobre direitos humanos que você precisa assistir.
Filme: 118 dias
No Irã cobrindo as eleições presidencias de 2009 e os protestos decorrentes, o jornalista Maziar Bahari (Gael Garcia Bernal) é preso por autoridades locais e passa mais de cem dias na cadeia sendo torturado e interrogado incessantemente.
É um enredo baseado em fatos reais.
Maziar Bahari (Gael García Bernal) é um jornalista iraniano que trabalha para a revista americana Newsweek e vive em Londres, ao lado da esposa grávida. Ele é enviado para cobrir as eleições presidenciais no Irã em 2009, onde o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad corre o risco de não se reeleger. Após uma vitória folgada de Ahmadinejad, rumores de que a eleição teria sido fraudada provocam diversas manifestações populares, algumas repelidas com violência pela polícia local. Bahari consegue filmar um destes ataques e veicula o material para ser divulgado mundo afora, o que o transforma em alvo do governo iraniano. Preso por tempo indeterminado, ele passa a ser torturado para que confesse que estava agindo em nome de uma conspiração ocidental para derrubar o presidente iraniano.
Por conseguinte, Bahari foi libertado em função da forte pressão exercida pelo The Daily Show e a imprensa internacional.