Nas eleições de domingo (02/10/2022), o povo brasileiro foi as urnas para eleger o novo presidente da República, bem como também para eleger ou reeleger governadores, Deputados Estaduais, Federais e Senadores em algumas regiões do Brasil. Novamente, em 30/10/2022, o povo retornou às urnas, agora em 2º tuno, para escolher o novo Presidente da República.
O vencedor da disputa já era esperado. O querido, amado e ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva, que venceu a disputa ao pleito. O que chamou-me atenção nestes dias, foi o cumprimento do ditado popular brasileiro, que por sua vez diz: “Os representantes políticos são reflexos do seu próprio povo”.
Posso me encontrar equivocado quanto a acreditar neste ditado popular acima, espero, honestamente que sim. Mas, acreditar nas promessas de Lula, um político que governou o país como Presidente da República entre os anos de 2003 à 2010, que supostamente defende ser o “homem mais inocente e honesto do Brasil”, sendo que o mesmo foi condenado a 12 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro pelo juízo de 1ª instância, através da operação Lava Jato e que por unanimidade, três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram em favor de manter a condenação e ampliar a pena de prisão é um profundo ataque à honestidade e sanidade humana.
Será realmente é isso mesmo que o brasileiro almeja? Um corrupto governando o país novamente? Sim, é isso mesmo. O povo respondeu na urna, em sua maioria, que ama um corrupto.
Pois bem. É importante refrescar a memória, no sentido de que Lula só se encontra solto atualmente em virtude da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a possibilidade de prisão após condenação em 2ª instância, não por sua honestidade e inocência.
O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou-se novo entendimento, no sentido de que a execução penal provisória, antes de findadas as oportunidades para recurso, somente é cabível quando houver sido decretada a prisão preventiva do sentenciado, nos moldes do artigo 312 do Código de Processo Penal Brasileiro.
Além disso, o plenário do STF anulou, posteriormente, as decisões da Justiça Federal de Curitiba contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 4 processos da Lava Jato, tornando-o elegível e apto para disputar para as eleições de 2022, sob a justificativa de que às decisões judiciais foram proferidas por juiz incompetente.
Se tal fato ocorresse na cultura Chinesa, possivelmente Lula seria execrado da sociedade, sendo considerado como traidor da pátria, porém, estamos no Brasil.
Mas, contudo, , o povo pensou bem e a engrenagem se concretizou no 2º turno. Os brasileiros repetiram o que o império Romano fez há 2.000 anos atrás: Trocou Jesus por Barrabás!
NOTAS:
Lula se entrega à PF e é preso para cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro – Link: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/lula-se-entrega-a-pf-para-cumprir-pena-por-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro.ghtml (Acesso em nov. 2022);
Ex-presidente Lula é solto após 580 dias preso na Polícia Federal em Curitiba – Link: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/11/ex-presidente-lula-e-solto-apos-580-dias-preso-na-policia-federal-em-curitiba.shtml (Acesso em nov. 2022);
Lula livre: ex-presidente deixa a prisão em Curitiba. Link: https://www.poder360.com.br/justica/lula-livre-ex-presidente-deixa-a-prisao-em-curitiba/ (Acesso em nov. 2022) .
Juiz manda soltar Lula após decisão do STF que derrubou 2ª instância – Link: https://exame.com/brasil/juiz-manda-soltar-lula-apos-decisao-do-stf-que-derrubou-2a-instancia/ (Acesso em nov. de 2022).
Plenário do STF anula condenações de Lula na Lava Jato – Link: https://www.poder360.com.br/justica/stf-forma-maioria-para-anular-decisoes-da-justica-de-curitiba-contra-lula/ (Acesso em nov. de 2022).