Joe Biden e Donald Trump, ambos candidatos à presidência dos Estados Unidos, ficaram frente a frente em Cleveland, Ohio, na noite da última terça-feira, dia 29/09/2020, para discutir temas como composição da Suprema Corte, pandemia de corona vírus, economia, integridade das eleições e violência em protestos raciais.
Iniciado o debate, o primeiro assunto da noite foi a suprema corte. Foi perguntado aos candidatos sobre a confirmação da indicação para a suprema corte, a juíza conservadora Amy Coney Barrett. Donald Trump justificou que a sua nomeação será fantástica, por sua competência e respeitabilidade pelos colegas, bem como pelo currículo que ela possui. Já Biden o contrariou. Segundo ele, quem deveria indicar membros para a suprema corte é o povo e não propriamente o presidente da república. A intenção de Donald Trump, nas afirmações de Joe Biden, é simplesmente derrubar tudo que Barack Obama construiu, principalmente no que tange à cobertura dos planos de saúde.
Por conseguinte, discutiu-se sobre a proposta do programa obamacare entre os candidatos. A proposta de Joe Biden é a extensão do programa. Já Donald Trump alegou que a proposta de extensão, é, de fato, algo totalmente socialista e, portanto, não favorável para o povo americano e o que ele está fazendo sobre o tema, é reduzir significativamente os preços dos remédios, principalmente a insulina, algo, segundo o mesmo, é grandioso. Ainda, conclui em seu discurso que a administração Trump na saúde é um sucesso, que o obamacare é um fracasso.
Em resposta, Joe Biden alegou que todas as alegações de Donald Trump são mentirosas, pois, não tem um plano para saúde e ele não sabe o que fala. Em sua defesa, Donald trump aduziu que Biden deseja socializar a medicina.
Acerca da pandemia de corona vírus (COVID-19), o intermediador do debate realizou a seguinte pergunta: Há 7 milhões de casos e 200 mil pessoas que morreram por causa da pandemia. Por que o povo norte americano deve acreditar em vocês para solucionar o problema da saúde pública?
Nas palavras de Joe Biden, Donald Trump é um mentiroso e não tem planos para solucionar os problemas reais da COVID-19. Ele sequer pediu a China para informar sobre os riscos da pandemia. Já Donald Trump alega que a culpa de toda pandemia é da China. Para ele, os Chineses não mostram os números exatos. O Governo Americano não é xenofóbico. Foi tomada todas as medidas possíveis para salvar vidas no país e que fez um trabalho fenomenal para ajudar e salvar o povo norte americano, bem como a sua economia. Além disso, a vacina está muito próxima. O trabalho foi excelente, maravilhoso. Joe Biden jamais faria o trabalho tão bem feito como ele, pois, simplesmente seria um desastre, por fazer tudo de maneira política.
Irritado, Joe Biden sugeriu ao Donald Trump jogar água sanitária no próprio braço ao proferir as suas alegações, tendo em vista as vacinas não serão distribuídas tão brevemente e sim, somente a partir do verão de 2021. Alegou ainda que Donald Trump é um mentiroso contumaz, pois, discorda dos próprios cientistas, bem como não ter criado planos de reabertura, muito menos conseguido equipamentos necessários para haver isso e que só sabe ficar em seu campo de golfe.
Em contrapartida, Donald Trump tentou humilhar, ao arguir que Joe Biden foi o pior aluno da turma e que o mesmo não pode ser chamado de inteligente. Ainda afirmou sobre o seu oponente não entender nada de doenças, muito menos de diabetes, assim como ele deseja fechar tudo e que muitas pessoas poderiam ser ouvidas. Para Donald Trump, ele próprio foi o melhor presidente da história dos Estados Unidos e melhorou de maneira significativa a economia como nunca antes.
No que tange à economia, Donald Trump acredita que a mesma se atrapalhou após a chegada da “praga chinesa”. Em seu governo, a economia bateu o melhor recorde dos últimos tempos. Os democratas desejam fechar tudo e isso é muito triste, pois, leva as pessoas ao alcoolismo, ao divórcio. Os empresários desejam a reabertura de tudo, de levar as suas vidas ao normal. O povo deseja as escolas abertas. Nova York, por exemplo, parece uma cidade fantasma. A china “comeu” uma parte dos recursos.
Joe Biden, em resposta, alega que Donald Trump sairá da presidência com o índice de desemprego maior de quando entrou. Para ele, quem perdeu emprego foram as pessoas que trabalham na linha de frente, a fim de garantir os serviços básicos. Donald Trump não fez nada para ajudar os pequenos empresários e, por essa razão, estão falindo.
Quanto ao imposto de renda federal, perguntado, Donald Trump não especificou o valor pago. Segundo ele, foram pagos mais de milhões de dólares em imposto de renda. Ainda, concluiu que ninguém deseja pagar imposto de renda e que, como empresário, ele deseja pagar menos impostos possíveis. O governo Obama ofereceu este privilégio. Ele fez muito mais em 47 meses do que Joe Biden em 47 anos.
Em sua defesa, Joe Biden afirmou que o Código fiscal que o colocou na posição de pagar menos impostos que um professor, será eliminado quando for nomeado presidente da república e chamou Donald Trump de palhaço.
No que concerne às questões raciais, Joe Biden arguiu que essa questão é de igualdade, equidade, decência e constituição. Nunca se fugiu do desafio de conquistar a igualdade para todos os americanos. Quando Floyde morreu, houve uma manifestação pacífica na porta da casa branca. Donald Trump pediu às forças armadas para jogar bombas para dispersar os manifestantes, a fim de tirar uma foto com uma bíblia na mão. Ele deseja fomentar o racismo e isso é desastroso para comunidade afro-americana.
Donald Trump, em sua defesa, alegou que tudo que Biden falou é uma grande falácia, pois, ele tem um grande apoio. Ele acredita na lei e na ordem. Ele, de fato, trouxe a aplicabilidade da lei e da ordem.
Sobre a lei e a ordem, Joe Biden confirma que a aplicação da lei é desigual, principalmente no que tange ao racismo e a violência. Para ele, apesar dos policiais, em sua maioria, serem descentes e honestos, sempre há uma maçã podre no meio. A proposta é reunir um grupo na casa branca para descobrir uma maneira de retirar essas maçãs podres. O racismo não funciona mais. Os subúrbios estão se integrando. Negros e latinos estão andando juntos. Donald Trump é oposto à retirada da verba da polícia. É preciso um policiamento comunitário, para diminuir crimes. Quando foi vice de Obama, houve a redução na criminalidade em 15%.
Em contra-ataque, Donald Trump afirmou que é preciso trazer de volta os valores primordiais de nosso país. As pessoas estão odiando os Estados Unidos. Joe Biden não tem proposta nenhuma. Não há grupo de apoio algum, muito menos grupos de forças policiais o apoiando. Ele deseja condenar os supremacistas brancos. Os supremacistas brancos são da esquerda e deseja acabar com isso. Não há um governo como o dele, que é o melhor de todos os tempos, com a aprovação de 90% dos veteranos.
Questionado sobre as mudanças climáticas, Donald Trump afirmou desejar ar puro, água pura e pelos números, os Estados Unidos está indo muito bem. Para ele, é preciso ter uma gestão nas florestas. As florestas estão cheias de árvores. Quando se deixa cigarros na floresta, elas queimam as árvores. A intenção é plantar 1 bilhão de árvores no próximo governo. As florestas da Califórnia estão queimando por ausência de gestão. Os carros estão menos caros e mais seguros.
Para Joe Biden, o objetivo é aderir novamente ao acordo de Paris, oferecer e criar empregos com bons salários, a fim de investir em um clima sustentável, para evitar furações e outros fenômenos naturais, responsáveis pelo aquecimento global. As florestas no Brasil, por exemplo, estão desmoronando e nada está sendo feito. No Governo Biden, haverá sanções econômicas para quem destruir suas florestas.
E, por fim, o último tema do debate, no que concerne à integridade das eleições, o nível de confiança justa e as eleições via correio, Joe Biden disse que as pessoas precisam votar. Não há nenhuma evidência de que a votação via correio pode ser fraudulenta. Haverá guardas para garantir a segurança e a integridade das votações. Tem-se a opção de votar presencialmente ou via correios. Cinco Estados tiveram eleições por correspondência e nunca tiveram problemas. Donald Trump, na verdade, tem medo de perder a eleição nos Estados.
Donald Trump, em contrapartida, alegou que as urnas enviadas são um desastre, por não serem solicitadas. Milhões de cédulas estão sendo enviadas para às pessoas. Para ele, as eleições serão uma fraude. É uma grande desonestidade e traição e que ganhará as eleições, porque as pessoas estão felizes com o trabalho desempenhado.
UMA BREVE ANÁLISE DO DEBATE
O debate foi caloroso, combativo, o que permite trazer uma análise mais profunda sobre o comportamento de ambos os candidatos, bem como também relembrar as ações e resultados positivos e negativos ocorridos em governos anteriores e, principalmente, o atual.
De um lado, tem-se Donald Trump. Comportou-se de maneira agressiva, interrompendo a todo instante o seu oponente e não apresentando justificativas coesas e técnicas, a fim de apresentar soluções de resolução aos principais problemas apresentados em debate. Pelo contrário, afirmou, a todo instante, que o governo está tudo a mil maravilhas, que ele é o melhor e não existiu outro presidente melhor do que ele.
Ao que se pode observar, no que tange à postura, é a identificação de um comportamento narcisista. Narcisismo, por sua vez, é o amor de um indivíduo por si próprio ou por sua própria imagem, uma referência ao mito de Narciso. É um conceito de egoísmo excessivo, podendo ser entendido como arrogância. Os sintomas incluem uma necessidade excessiva de admiração, desrespeito pelos sentimentos dos outros, incapacidade de lidar com críticas e senso de direito exagerado.
Essa é a imagem que Donald Trump transmitiu no debate de ontem. Por outro lado, é de se concordar que o governo Trump alcançou os melhores índices de empregabilidade, redução de juros e alavancagem econômica, como nunca antes.
Conforme informações da BBC NEWS no ano de 2019, (https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49883877), em agosto naquele ano, a taxa de desemprego chegou a 3,7%, o mesmo nível registrado 50 anos atrás, em setembro de 1969. Na medição de setembro, houve nova queda e o desemprego chegou a 3,5% – igualando a baixa histórica do indicador em meio século (registrada em novembro e dezembro de 1969). Ainda, de 1972 para cá, o desemprego entre afroamericanos atingiu o patamar mais baixo no último mês de agosto, 5,5%. Além disso, o índice da bolsa de valores atingiu níveis recordes em sua administração, devido ao corte de impostos para as empresas.
Apesar disso, o presidente Trump não poupa palavras para atacar seus oponentes. Certa vez, sugeriu às congressistas “progressistas” do partido Democrata, em sua conta no Twitter, originadas de países com governos que são “uma completa e total catástrofe”, que voltem para ajudar a consertar “os lugares totalmente quebrados e infestados com crime de onde vieram”, o que pode atrapalha-lo, de certa forma, em seu discurso de reeleição. Os ataques aos seus oponentes, de certa, forma, é antiético, desleal, sorrateiro, podendo interpretar, às vezes, uma forma de xenofobia e racismo.
Nessa mesma linha, de acordo com a coluna do portal último segundo (https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2019-07-28/trump-e-novamente-acusado-de-racismo-apos-ataques-a-legislador-negro.html), certa vez, Donald Trump voltou a ser acusado de racismo depois de atacar um proeminente legislador negro e chamar a cidade de Baltimore, onde 53% da população é afro-americana, de acordo com o censo, de um “desastre repugnante”.
Lado outro, há o Joe Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama, entre os anos 2009 a 2017. Com o comportamento mais tímido e comedido, ele rebateu todas as acusações de Trump, respondendo a todos os questionamentos, porém, não demonstrou emoção em seu discurso e, ainda, por vezes, titubeou em algumas respostas às perguntas proferidas pelo condutor do debate.
Entretanto, Biden demonstrou estar mais estruturado psicologicamente e sequer alterou o seu tom de voz para responder aos ataques sofridos. Todavia, durante o período de 8 anos que esteve no poder, foi marcado com o furor da crise econômica no começo de 2009, por causa de dramático número de demissões, chegando a 8 milhões de postos eliminados, enquanto a taxa de desemprego subia para mais de 10%.
Além disso, o programa obamacare foi um fracasso, a começar do site que oferecia o serviço. O site Healthcare.gov, que deveria ser uma das principais vitrines do governo Obama, causou vexame ao presidente americano por causa das falhas que tornam seu uso quase inviável. Além disso, quase 50 condados ficaram sem cobertura do novo plano de saúde e milhões tiveram apenas 1 fornecedor.
CONCLUSÃO
Com todas as informações acima, pode-se concluir que, em comparação a ambos os candidatos, Joe Biden encontra-se mais estruturado, tanto psicologicamente, quanto emocionalmente em seu discurso, assim como em suas propostas, enquanto Donald Trump está agindo como um cão raivoso.
O debate foi um verdadeiro vexame, um show de horrores. Apesar disso, Donald Trump segue em larga vantagem, no que tange à sua governabilidade e os resultados positivos em seu governo, em relação aos 8 anos do governo Obama.
O discurso de Biden é muito bonito, emocionante e cativante ao público jovem, porém, pouco efetivo em termos práticos, o que pode ser comprovado nos oito últimos anos de governo Democrata.
Donald Trump perdeu pontos no debate, mas, pode recuperar, se porventura souber trabalhar melhor em suas palavras, posturas e no discurso, devendo ser mais coeso, direto ao ponto, evitando ofensas e ataques sorrateiros. Assim, ele terá mais sucesso em sua reeleição. Do contrário, ele poderá perder o seu novo mandato na casa branca.