O curso “O Declínio do Ocidente — As Origens da Decadência Civilizacional do Mundo Ocidental” será ministrado pelo Professor Eduardo Carvalho, um dos fundadores e atualmente uns dos presidentes da casa. Serão aproximadamente 40 aulas, tendo 50 minutos cada uma, divididas em quatro módulos:
No primeiro, Introduzirá o aluno ao significado antropológico, metafísico e histórico do que chamamos de Civilização Ocidental. A Civilização fundada com o esforço e sangue dos mártires da fé; dos reis bárbaros convertidos; dos monasterios de São Martinho; da Irlanda de São Patrício, das Guildas e Feudos e os laços de fidelidade do homem medieval; do baluarte moral da centralidade católica, do apogeu com São Tomás de Aquino, etc. Nesse mesmo módulo, tratarei das primeiras ideias e dos primeiros movimentos que atentaram contra os alicerces civilizatórios do Ocidente ainda na Idade Média — das heresias milenaristas e gnósticas de Joaquim de Fiore à ascensão do relativismo presente em Duns Scot e Guilherme de Ockham.
No segundo, será explicado a modernidade e seus frutos podres no declínio ocidental. Será apresentado também os graves erros do Humanismo, do Renascimento, da Revolução Protestante, do Método Cartesiano, do Cientificismo, etc., e a ligação dessas formulações com as antigas ideias e movimentos do módulo anterior. Além das ideias, os acontecimentos políticos que delas decorreram, incluso às guerras que devastaram a Europa entre os séculos XVI e XVII, com ênfase especial a Guerra dos 30 anos — suas verdadeiras razões — e sua síntese nos Tratados de Münster e Osnabruque, também chamado de Paz de Véstfalia que inatitucionalizaram o indiferentismo religioso em toda à Europa.
No terceiro, um módulo que tratará da ascensão do iluminismo, da Revolução Francesa e da democracia liberal. Abordará a fundação dos Estados Unidos, a ascenção das grande ideologias como substitutos da Cristandade, a ascensão da elite burguesia (regidas pela acumulação econômica) em contraposição a elite nobre (regida pelos antigos códigos de cavalaria), o surgimento de Marquês de Sade, encerrando na Segunda Guerra Mundial como símbolo maior do declinio moral do Ocidente, síntese cristalina dos diversos movimentos anteriormente explicados.
No quarto, será abordado o período do pós-guerra e a ascensão do comunismo — a síntese mais perfeitamente fundida do relativismo, do materialismo e da negação da metafísica cristã que os agentes do Declínio da Civilização promoveram —, finalizando com os anos 60 em diante — a chegada da Era Marquês de Sade. O fundo do poço.
Cada módulo terá aproximadamente 10 aulas ao todo.
Será exposto neste curso 10 anos de leitura e estudos nas áreas de Filosofia, Teologia, História, Sociologia, Política e Antropologia do professor em 30 horas. Serão mais 10 mil páginas em um curso de 40 aulas. Haverá também a apresentação de uma extensa bibliografia para consultas e aprofundamentos nos estudos.
As inscrições serão disponibilizadas em breve. Acompanhe nossos canais nas redes sociais.